quinta-feira, 21 de maio de 2009

Folksonomia

A web tem um labirinto de informações conectadas através dos links, que relacionam os assuntos.

A folksonomia traz um novo tipo de link, a tag. Tags são etiquetas que descrevem o conteúdo dos documentos armazenados, conforme o que o autor julgar necessário, colocando em ordem as informações (para facilitar a localização).

As tags ajudam muito, já que as palavras-chave não são definidas pelo programador, mas criadas pelos próprios usuários, que de forma coletiva, representam, organizam e recuperam os dados na Rede.


No momento em que os próprios usuários organizam a informação (de forma que possam recuperá-la através de uma busca por conexões e significados), percebe-se a ocorrência de alteração dos padrões organizacionais dos dados na Rede: tradicionalmente as informações foram organizadas através da taxonomia, ordenando as informações com um vocabulário controlado pelo programador. Dessa forma, o resultado das buscas eram definidos em função de uma determinada listagem de palavras relacionadas definidas pelo profissional especializado em organizar informações, limitando a pesquisa.

Textos feitos por Carolina Brandão e Helena Meirelles

2 comentários:

  1. As tags são um grande exemplo de avanço que condiz com as nossas grandes necessidades atuais, uma vez que auxilia na questão do tempo, permitindo ao usuário identificar rapidamente sobre o que se trata tal texto, ou site.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que as tags sejam um grande avanço na rede na medida em que possibilitam ao usuário o uso de palavras chaves conhecidas e que fazem sentido na realidade em que vive. O usuário também consegue localizar as informações mais rapidamente, facilitando o uso da rede.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.