quarta-feira, 20 de maio de 2009

INTELIGÊNCIA COLETVA

“Aproveitar a inteligência coletiva” é um dos princípios da Web 2.0, conceito designa uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e tecnologia da Informação.

A Web 2.0 privilegia a troca de informações e a colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização; os usuários podem participar mais, trocando informações e colaborando com os sites. Assim, essa segunda geração da World Wide Web viabiliza funções que antes eram conduzidas por programas específicos instalados num computador, e agora é disponibilizado à todos os computadores que conectarem o servidor.
Dentro deste contexto, alguns exemplos: a enciclopédia Wikipedia (informações disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas), os serviços on-line interligados, como oferecido pelo Windows Live (página da Microsoft que integra ferramenta de busca, de e-mail, comunicador instantâneo e programas de segurança) e os diversos blogs espalhados pela rede, onde os internautas “postam” os mais diversos conteúdos. Outra inovação da Werb 2.0 são os hiperlinks que “à medida que os usuários adicionam conteúdo e sites novos, esses passam a integrar a estrutura da rede à medida que outros usuários descobrem o conteúdo e se conectam a ele” fazendo com que a rede tenha cada vez mais conteúdo e interatividade.
Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade (outro conceito polêmico), o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração". Entretanto, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vêm crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Em nossa opinião, a maior vantagem da Web 2.0 é o maior poder conferido ao usuário, que pode gerar conteúdo e mexer no conteúdo gerado por outros usuários. Entendemos que isso não seja uma inovação, mas parte de um processo em evolução.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o fato da web 2.0 ser parte de um processo em evolução - que, ao meu ver, é consequência de nossas necessidades. A possibilidade de interação com a rede foi um grande avanço uma vez que possibilitou às pessoas sentirem-se parte de um meio de comunicação - nós construímos de certa forma esse meio, visto que ele nos possibilita divulgar nossos trabalhos, interagir com outras pessoas e divulgar aquilo que acreditamos ser pertinente.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que a web 2.0 realmente pode ser considerada uma evolução. Ela possibilita que o usuário faça parte do meio de comunicaçã, que seja também um produtor de informação.
    Essa necessidade dos indivíduos participarem do meio foi abordada por Maffesoli. O autor afirma que o indivíduo pós-moderno não busca mais apenas informações na mídia, ele quer também participar e estar junto dos outros usuários.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.