terça-feira, 19 de maio de 2009

Google: até que ponto se pode confiar?

No quesito Internet, não há outro tão cotado quanto a Google. A empresa que surgiu com o Google Search, cresceu – e muito – de uns anos para cá. Hoje são dezenas de serviços oferecidos e milhares de usuários em todo o mundo. No entanto, alguns clientes apostaram demais na empresa.
O que aconteceu foi bem surpreendente para muitos: alguns usuários do Google Reader tiveram perda de dados. Eles afirmam desaparecimento de alguns feeds, e em alguns casos, o produto parece ter sido reiniciado. O Google Reader é um aplicativo no qual os usuários podem adicionar novos feeds utilizando a própria busca interna do produto, ou fornecendo a URL exata do feed RSS ou ATOM que deseja assinar. Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado, em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.
Um dos usuários declarou que chegou a enviar para a Google um e-mail solicitando o backup (cópia de dados de um dispositivo para o outro) dos feeds. A resposta foi um e-mail automático redirecionando-o para outro assunto divergente como, por exemplo, criação de uma conta Google. Aí fica a pergunta: até que ponto se pode confiar nos serviços disponibilizados pela Google? Atualmente, muitas pessoas recorrem a essas funções para salvar documentos importantes.
Para a Google, não há grandes explicações. Quando publicados as primeiras notas e comentários a respeito do fato, a empresa disse que já tinha o conhecimento do problema e que estavam trabalhando para normalizar o serviço. Após o anúncio, usuários reportaram o reaparecimento de seus feeds.
O que se deve entender e se aplicar é que nenhum sistema é infalível e que problemas acontecem. Por isso, pode-se confiar em serviços como os que a Google oferece, mas tendo um cuidado maior em salvar em outro dispositivo aqueles que não podem ser perdidos.



Por Ana Carvalho e Larissa Becko

3 comentários:

  1. Concordo com a conclusão colocada, pois realmente, nenhum sistema é infalível. Entretanto, vejo estes sistemas de armazenamento como uma grande "mão na roda". É ótimo ter a facilidade de possuir um disco virtual onde se pode ter tudo de importante, por exemplo. Aliás, a internet hoje nos possibilita praticamente ter um computador virtual. Podemos ter uma agenda on-line, armazenar nossos arquivos importantes em um e-mail, ter um blog para servir de diário, um fotolog para ser um álbum de fotos, e ainda existe o Igoogle que nos possibilita ter todas as notícias de última hora e sites interessantes à disposição em uma única página. Todas essas ferramentas são maravilhosas, mas como nada é perfeito, todas elas têm seus bugs. Por isso, acredito que é importantíssimo não nos deslumbrarmos com todas essas possibilidades, e mantermos sempre o nosso bom e velho disco rígido atualizado com tudo que consideramos importante. Se bem que o disco rígido também tem seus problemas...

    ResponderEliminar
  2. É por isso que hoje se fala tanto em backup. Se cada um mantiver seus dados armazenados em pelo menos dois dispositivos diferentes a chance de ocorrer perda total torna-se bem mais difícil. Portanto, dá pra fazer uso das ferramentas do Google, por exemplo, pra guardar documentos, mas não utilizar somente isso.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a colega Daniela, acredito que não podemos nos deslumbrar com todas as novas possibilidades que nos são oferecidas. Mesmo acreditando que essas novas tecnologias trazem maior facilidade para os usuários, não acredito que devemos confiar nossos dados cegamente sem ter eles em algum outro lugar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.